top of page

Celpe-Bras 2024: Inscrição e datas das provas

O Celpe-Bras, abreviação para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, representa o exame oficial que atesta o domínio do português brasileiro por parte do candidato.


Amplamente reconhecido por universidades, instituições de ensino e empresas em todo o Brasil, o Celpe-Bras proporciona uma variedade de oportunidades, tais como:


Acesso a universidades brasileiras: O Celpe-Bras é aceito como prova de proficiência em língua portuguesa por universidades públicas e privadas em todo o território nacional.

Obtendo o visto permanente no Brasil: O exame é um dos requisitos para estrangeiros que almejam obter o visto permanente e residir no país.

Avanço na carreira profissional: O domínio do português brasileiro é um diferencial significativo no mercado de trabalho, abrindo portas para melhores oportunidades e salários.


Para o ano de 2024, o edital do Celpe-Bras já está disponível para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com as seguintes informações:


Datas importantes:

Inscrições: De 19 de fevereiro a 1º de março de 2024, por meio do site oficial do programa.

Prova: De 23 a 26 de abril de 2024.


O exame Celpe-Bras avalia o domínio do português em quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Superior. A estrutura da prova consiste em cinco módulos que abrangem habilidades de leitura, escrita, audição e fala.

Os resultados da prova são divulgados em até 60 dias após sua aplicação.


A prova Celpe-Bras é composta pelos seguintes módulos:

Leitura (60 minutos): compreendendo textos curtos e longos, bem como respondendo a perguntas sobre os textos lidos.

Escrita (90 minutos): produzindo textos curtos e redações sobre temas específicos e de maior complexidade.

Audição (45 minutos): compreendendo diálogos e exposições orais, além de responder a perguntas sobre os áudios ouvidos.

Oral (20 minutos): participando de entrevistas, descrevendo imagens e narrando histórias.

Os candidatos são pontuados de 0 a 1000 pontos, sendo necessário obter no mínimo 600 pontos no total e 200 pontos em cada módulo para ser aprovado no exame Celpe-Bras.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Ensinar Português
bottom of page