Por que usar tecnologias de ensino nas aulas de PFOL?

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação devem ser usadas no ensino línguas? A professora Luhema Ueti responde com exemplos práticos!

Com a pandemia de Covid-19 e o ERE (Ensino Remoto Emergencial), todos tiveram que migrar de um dia para o outro para as aulas virtuais/online. Num primeiro momento, o uso de muitas TDICs (tecnologias digitais de informação e comunicação) assustou os professores, mas agora esse uso virou algo habitual.

Todo mundo deseja ansiosamente que tudo isso passe para que as aulas presenciais voltem a ser feitas, algumas até já voltaram. E o que vamos fazer com todo o conhecimento de TDICs que construímos? Voltaremos para a aula livro-lousa ou continuaremos utilizando as TDICs mesmo nas aulas presenciais?

Para que as aulas virtuais ocorram, é necessário o uso de TDICs,  espera-se que depois, com a volta das aulas presenciais, não se utilize apenas algumas, mas continue-se a utilizar outras. O melhor das aulas presenciais é a interação com os alunos e professores e as TDICs podem auxiliar nessa interação. Veja algumas vantagens do uso das TDICs nas aulas de línguas em geral:

  • Aumentar a motivação dos alunos através de atividades divertidas, em grupo e interativas;
  • Aumentar o interesse em aprender com atividades dinâmicas e situações reais;
  • Colocar o aluno em contato com a língua-alvo através do contato com as TDICs;
  • Praticar as quatro habilidades ao realizar atividades utilizando as TDICs;
  • Usar as TDICs como tecnologias para o aprendizado e não só como tecnologias de informação e comunicação.

Há muitos outros benefícios em continuar incluindo as TDICs nas aulas, mesmo que elas sejam presenciais. As TDICs podem ajudar na elaboração de atividades dinâmicas e divertidas como em jogos e passatempos. Elas podem ajudar professores a trabalharem com metodologias ativas,e também, trazer a realidade dos alunos para dentro da sala de aula. Não é mais necessário proibir o uso do smartphone durante a aula. É possível incluir o uso dele para a realização de atividades e tarefas na língua-alvo.

As TDICs sempre estiveram presentes nas aulas de línguas. Quem se lembra de usar fitas cassetes ou CDs para ouvir ou assistir a algum vídeo na língua em que estava estudando/ensinando? Agora, é só ir ao Youtube e encontrará uma infinidade de vídeos e músicas. As tecnologias estão apenas dando lugar a novas e, a cada dia, temos outras mais que podem nos ajudar a desenvolver diferentes habilidades.

Pensando nas aulas de PFOL, o que pode ser feito com algumas TDICs?

  • Utilizar os Documentos do Google para elaborar um texto colaborativo que pode ser a criação de uma história ou a de um dicionário da turma;
  • Utilizar o WhatsApp para criar diálogos com trocas de mensagens entre dois alunos;
  • Os alunos podem produzir um vídeo sobre determinado conteúdo;
  • Os alunos podem gravar um podcast sobre um determinado conteúdo.

Essas são algumas das possíveis formas de utilizar as TDICs tanto nas aulas virtuais quanto nas presenciais.

Quais outros modos de utilizar as TDICs nas aulas de PFOL que você imaginou?

A professora Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva organizou dois materiais com uma gama enorme de ferramentas e sugestões de atividades para utilizar as TDICs em aulas de língua. Se quiser conhecer novas ferramentas para acrescentar em suas aulas virtuais ou presenciais, dê uma olhada nos livros.

Acesse os arquivos aqui:

https://www.dropbox.com/s/5soe0qiny6953me/MAO_NA_MASSA.pdf?dl=0%20

https://www2.ufmg.br/prograd/content/download/29222/195666/file/M2.pdf

 

A professora Luhema Ueti é mestre em Língua Portuguesa e contribui com este site sempre que pode!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras