Análise do livro didático “Português Via Brasil”

Análise do livro didático “Português Via Brasil: um curso avançado para estrangeiros”, que, até 2016, era o único LD para alunos em nível avançado. Atualmente há outro livro para alunos do mesmo nível: “Fale Português 2”, da HubEditorial.

O livro teve sua primeira publicação datada no ano de 1990, foi editado, atualizado e ampliado em 2005, e, em 2010, foi reimpresso de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

Desde a primeira edição, o livro é dividido em dez unidades sendo que, no interior delas, na versão atual de 2010, algumas seções foram incluídas e algumas tiveram seu nome modificado ou a ordem em que aparecem. Apontaremos aqui apenas informações sobre a versão de 2010.

Seções do livro (edição de 2010) ·         Texto inicial

·         Gramática em revisão

·         Cotidiano brasileiro

·         Linguagem coloquial

·         Gramática nova (I)

·         Pausa

·         Gramática nova (II)

·         Ponto de vista

·         Linguagem formal

Observa-se que em cada unidade, há dois tópicos gramaticais novos e um de revisão. Há também a apresentação de pontos da linguagem em situações formais e informais. Outro item abordado é a cultura brasileira e textos argumentativos.

Quanto às informações gráficas, o livro é impresso em preto e tons de azul e cinza, inclusive as imagens e ilustrações. Ele tem 219 páginas e não há recurso de áudio ou livro de exercícios.

Analisando as atividades, percebe-se que a metodologia utilizada é estruturalista, com atividades de completar lacunas e reescrever frases. Também não há o trabalho com as quatro habilidades, uma vez que não há nenhuma atividade de áudio.

Por ter 3 seções gramaticais em cada um dos capítulos, há muitas explicações e exercícios gramaticais. Como há seções sobre linguagem formal e informal, há exercícios de ampliação de vocabulário. Mas pelo fato de o livro ter sido escrito em 1990 e, em sua reedição, ter sido pouco atualizada, não é possível encontrar vocabulário e textos atuais.

Conforme apresentamos no começo da nossa coluna, cabe ao professor decidir se o livro é adequado aos objetivos de seus alunos.

Texto extraído e adaptado da dissertação de mestrado:

UETI, Luhema Santos. O léxico da cultura brasileira no livro didático “Português via Brasil: um curso avançado para estrangeiros. P. 23-26. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, 2012.

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-15052013-092344/pt-br.php

Acesse as outras análises de livros didáticos de Luhema Ueti clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras