Nessa coluna a professora Luhema Ueti fala sobre livros digitais de português para estrangeiros, especialmente importantes para aulas online.

Livros didáticos digitais de português para estrangeiros

Com as aulas remotas e on-line, muitos professores começaram a procurar por livros digitais. Eu, particularmente, acho um pouco estranho e contraditório, durante uma aula online, pedir para o aluno pegar o livro físico dele e escrever, depois pedir uma foto para corrigir, por exemplo. Além disso, muitas editoras não têm representantes comerciais em diferentes partes do mundo e os livros não são tão acessíveis assim.

Por isso, algumas editoras estão adaptando seus materiais para que tenhamos livros digitais, principalmente usando leitores de livros, como o Kindle. Todos os livros que vi são uma espécie de versão digital, estática e sem complementos ou conexão com vídeos, áudios e outros recursos tecnológico-digitais; ou, até mesmo, espaço para os alunos escreverem respostas.

Apesar disso, acredito que é muito melhor poder ver o livro ao compartilhar a tela (aluno/professor); o aluno poder ter seu exemplar de livro para poder estudar, revisar ou pesquisar sobre determinado conteúdo e, até mesmo, anotar as respostas, em alguns casos.

Assim, fiz um levantamento dos livros disponíveis atualmente no mercado, como podem conferir abaixo.

Infelizmente, a produção e editoração de livros de PFOL está muito atrás se comparado com a produção e editoração de livros de inglês ou espanhol. Para essas línguas, há um bom tempo é possível encontrar livros com áudios e vídeos integrados; além de contar com aplicativos para atividades como jogos.

Minha esperança é que um dia isso tudo possa ser possível também para nossa tão amada língua portuguesa.

As indicações são:

– Bons Negócios – escrito por Denise Santos e Gláucia V. Silva, Editora Disal

Bons negócios: Português do Brasil para o mundo do trabalho

Brasileirinho: português para crianças e pré-adolescentes – escrito por Claudenir Gonçalves, Editora EPU

Estação Brasil – escrito por Ana Cecília Cossi Bizon e Elizabeth Fontão do Patrocínio, Editora Átomo

– Falar, Ler e Escrever Português: um curso para estrangeiros – escrito por Emma Eberlein O. F. Lima  e Samira A. Lunes, Editora EPU

Inovação 1 e 2 – escrito por Maria Angela de Melo e Eliane Roncolatto, Editora Santillana Uruguay

Novo Avenida Brasil 1, 2 e 3 – escrito por Cristián González Bergweiler,  Emma Eberlein O. F. Lima. Lutz Rohrmann, Samira Abirad Iunes e Tokiko Ishihara, Editora EPU

Samba: curso de língua portuguesa para estrangeiros – escrito por Andrea Ferraz e Isabel M. Pinheiro, Editora Grupo Autêntica

Plural: Português Pluricêntrico

Não estou indicando nenhum livro, apenas apresentando o que há no mercado na atualidade, assim o professor pode escolher dentre essas opções, o livro que mais se adequa ao perfil do seu aluno.

Se tiverem outras sugestões, por favor, entrem em contato conosco para incluirmos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras