Formação de professor de PFOL

Ao conversar com outros professores de PFOL, sempre os questiono como começaram a dar aulas e se tiveram alguma disciplina ou habilitação na universidade e quase todos me dizem que na universidade em que estudaram não havia nenhuma disciplina dessa área. Eu também faço parte dessa grande maioria de profissionais que não cursaram disciplinas de metodologia ou história do ensino de PFOL na universidade. O que me fez conhecer essa área foi um projeto de extensão que ensinava português gratuitamente a estrangeiros. Infelizmente, são poucas as universidades de oferecem cursos de graduação voltados para a área de PFOL. No Brasil, apenas cinco universidades oferecem a habilitação de PFOL: a Universidade de Brasília, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade de Campinas e a Universidade Federal de Integração Latino-Americana.

Atualmente, algumas universidades oferecem algumas disciplinas de PFOL como opções na grade curricular, como: a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Algumas universidades oferecem cursos de extensão ou grupos de estudos sobre PFOL, uma vez que, em muitas universidades é ofertado o curso de PFOL para os estudantes intercambistas da própria universidade.

Quando pensamos na pós-graduação, a oferta de cursos aumenta. Há poucos cursos de especialização, apenas três: na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em duas universidades privadas que fazem cursos à distância (Uninter e Unileya). Embora haja poucos cursos de especialização, há muitos professores que aceitam orientar pesquisas na área de PFOL nos níveis de mestrado e doutorado em várias universidades do Brasil.

E você? Você fez alguma disciplina de PFOL na graduação? Conhece alguma outra universidade que oferece a habilitação de PFOL? Deixe seu comentário!

Luhema Ueti é professora de PFOL desde 2005, formada Letras e Pedagogia, com Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Escreve nesse espaço duas vezes por mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras