A professora Luhema apresenta os certificados de proficiência em Língua Portuguesa do Brasil e de Portugal. Você sabe quais são?

Certificados de Proficiência em Língua Portuguesa

Neste artigo falo sobre os certificados de proficiência em Língua Portuguesa. Você sabe quais são eles?

No Brasil, há dois certificados: O Celpe-Bras e o CILP. E em Portugal há um centro de certificação chamado CAPLE.

Celpe-Bras

O único certificado reconhecido oficialmente pelo MEC (Ministério da Educação) é o Celpe-Bras. Ele é um exame que é supervisionado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e foi criado em 1998 para atender ao público principalmente universitário.

Ele é aplicado em mais de 90 países e, só no Brasil, há 44 postos aplicadores.

A aplicação ocorre duas vezes ao ano, geralmente nos meses de abril e outubro. E é dividida em parte escrita e oral.

A parte escrita é baseada em tarefas e gêneros textuais. O examinando deve escrever 4 textos no decorrer de 3h. A primeira tarefa tem como base um vídeo, a segunda tarefa tem como base um áudio e as terceira e quarta tarefas tem como base um texto para cada uma.

Já a parte oral é feita uma entrevista de 20 minutos: os 5 primeiros minutos são baseados em uma conversa sobre informações pessoais que o examinando preencheu em sua inscrição e os 15 outros minutos são divididos em 3 temas diferentes abordados a partir de elementos provocadores. A avaliação é feita com base nas duas partes e o examinando recebe um nível que pode variar de acordo com a tabela abaixo:

O certificado é utilizado para revalidação de diplomas estrangeiros, para proficiência de exigido por algumas empresas para comprovação de conhecimento da língua, para o pedido de cidadania brasileira ou para o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação em algumas universidades brasileiras. Ele é ofertado a pessoas a partir de 16 anos de idade e não é possível escolher para qual nível faz-se o exame. Todos fazem o mesmo exame e, a partir da produção do examinando, confere-lhe um nível.

CILP

O Certificado Internacional de Língua Portuguesa é aplicado e expedido pela Universidade de Caxias do Sul e é dividido em dois tipos: CILP e CILP Escolar, o segundo pode ser feito por adolescentes de 11 a 17 anos e é referente aos níveis A1 até B1 do Quadro Comum Europeu. O CILP pode ser feito por qualquer estrangeiro e é referente aos níveis A1 até C1. É necessário inscrever-se para um determinado nível, mas não é necessário ter obtido um certificado para obter um nível mais elevado.

A aplicação é feita uma vez por ano e há postos no Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e em Portugal. A aplicação é feita em outubro e novembro.

Ele é dividido em parte escrita e oral, mas há inscrições diferentes para cada uma das partes. Ele não avalia as competências juntas, mas separadamente.

CAPLE

Em Portugal há o CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira) e oferece vários exames de acordo com os níveis do Quadro Comum Europeu. Acesse a página abaixo para saber mais informações sobre todos os certificados expedidos pelo centro.

Outros certificados

Ainda há exames de proficiência aplicados por universidades brasileiras para avaliar exclusivamente o nível de língua de seus alunos ou aspirantes a uma vaga nessas universidades. Eles não servem como certificados de língua para outros fins.

Para mais informações, acesse os sites dos certificados:

Celpe-Bras: http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras

CILP: https://www.ucs.br/site/ucs-linguas-estrangeiras/cilp-certificado-internacional/

CAPLE: https://caple.letras.ulisboa.pt/

 

Luhema Ueti é professora de PFOL desde 2005, formada Letras e Pedagogia, com Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Escreve nesse espaço sempre que pode. Para suas outras colunas, clique aqui.

4 comentários em “Certificados de Proficiência em Língua Portuguesa”

  1. Bom dia. Por favor me informe se eu tive correta compreensão. Para que minha filha estude numa faculdade em Portugal, é necessário que ela tenha este certificado B2? Mas as inscrições encerram neste mês. Será que terá tempo hábil para realizar as provas e receber o certificado? Como devemos proceder? Agradeço o retorno. Alessandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras