Nesta crônica, a professora Elza Gabaldi relembra o significado de alguns eventos relacionados ao número 40 e brinca com ele.

Ah, este número 40

Nesta crônica, a professora Elza Gabaldi relembra o significado de alguns eventos relacionados ao número 40 e brinca com ele.

Ah, este número 40…

Começo a ficar intrigada com o número 40. Ele me acompanha desde a infância. Tudo começou com Ali Babá e os quarenta ladrões. Fiz 40 anos e vi muitos ladrões roubando o país ali, aqui e acolá.

Agora me aparece um tal Corona Vírus que a Organização Mundial da Saúde (OMS) denomina Covid-19. Quem o contrai tem de ficar em quarentena de 14 dias, mas não quarenta dias.. Acho estranho porque já estamos nisso há meses…

Ouvi dizer que não se deve sair de casa com um bebê antes dos 40 dias de vida…

O Carnaval bombou no Brasil inteiro no ano de 2020 e nenhum governante alertou sobre vírus algum. E eles sabiam disso há mais do que uma quarentena. Depois do Carnaval dele vem a Quaresma que tem quarenta dias.

Estou confusa. Saio para caminhar e vejo lindas quaresmeiras cheias de flores roxas. Quaresmeiras? Preciso refletir. Isso quer dizer alguma coisa.  Entro na igreja e o padre reza a missa com estolas roxas…

Faço uma pesquisa:

Segundo os cristãos, a quaresma é um tempo de recolhimento e reflexão. Para eles, são os quarenta dias que antecedem a principal celebração do Cristianismo, a Páscoa. Durante a  Quaresma se relembram o tempo em que Jesus esteve por 40 dias e 40 noites no deserto, onde passou por todas privações e tentações.

Moisés passou 40 dias em jejum antes de encontrar os Dez Mandamentos e 40 anos para cruzar o Sinai… O dilúvio veio depois de 40 dias e 40 noites de chuva…

Mas e a cor roxa? Significado da cor roxa. “cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações.”

Começou a fazer sentido ver o padre com as estolas roxas…

Saio às ruas e veja as quaresmeiras. Recorro ao Google novamente. O nome dela em latim é Tibouchina granulosa. É uma árvore brasileira, da Mata Atlântica e floresce entre os meses de janeiro e abril. Ah, entendi: fevereiro, carnaval, quaresma, roxo…

Como já estava no Google, busquei pelo significado do número 40. Surpresa: não tem significado nenhum. Só encontrei o do número 4. Segundo o Sr. Google, os árabes mostraram ao mundo os números e seus ângulos: 1 com um ângulo, 2 com dois,3 com três e 4 com quatro e assim por diante. Porém, 4 junto com 0 formam o número 40, mas o zero não tem ângulo…

Ah, este número 40. Eu o vejo por toda parte, aqui, ali, lá… Ah, só por Alá!

 

Elza Gabaldi é professora de português para nativos e estrangeiros há 30 anos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carrinho de compras